Chef Renato Caleffi

View Original

Desbravando Pigneto e o Panteão.

Sala de nossa moradia em Pigneto

A nossa moradia aqui como eu disse é simples e pequena, mas um aconchego só. Tudo funciona bem nessa casa, a cozinha está equipada com o básico, e melhor ainda, o bairro de Pigneto é fantástico. Tudo tem aqui neste bairro, e a um preço muito melhor comparado aos locais turísticos. Tem supermercado, enoteca, vários bares com vinhos naturais, cafés, sorveterias, feiras, e de ônibus se leva cerca de 45 minutos a 1 hora para chegar no centro histórico e nos pontos turísticos famosos.

Hoje eu fui na feira dos agricultores locais e nos mercados para comprar alguns ingredientes para eu cozinhar. Algumas coisas comparadas ao Brasil são realmente mais baratas como massa sem glúten, queijos, embutidos, aliche, alcaparras, mostarda e até vegetais. Bem, eu moro em São Paulo, umas das cidades mais caras do mundo, e eu fico surpreso quando eu descubro que numa conversão de 5 vezes, em alguns lugares da Europa como Itália, Grécia e Portugal, comemos melhor e por menos, acredite se quiser.

Sorvete de pistache e gergelim negro

Após o mercado, resolvi passar numa sorveteria ao lado de casa e provei o gelato de pistache e de gergelim negro com um café americano, o "carioca” mais aguado. Eu sou daquelas pessoas que não têm vontade de comer doce após as refeições, então, provei tudo isso antes mesmo de almoçar. De almoço preparei algo rápido e leve, uma salada de atum, em lata mesmo, porém em conserva no óleo, que é muito mais saudável que o conservado em água. Misturei maçã verde em cubinhos, tomate fresco, aliche em conserva, ovo cozido, azeite, sal, mostarda de Dijon e manjericão, o famoso basilico, que é mais suave que o manjericão de folha pequenina, mais comum no Brasil, e que pode amargar a comida ou até um pesto. Aliás, você sabia que há relatos que a alfavaca é o nosso manjericão nativo brasileiro?

O almoço ficou bem gostoso, perfeito como entrada, salada ou principal. Em seguida, o Alê que precisava trabalhar, me despachou para o centro histórico. Fui rumo ao Panteão. O Panteão foi construído no século II d.C. durante o Império Romano, e atualmente é uma igreja católica, mas já foi um lugar dedicado a todos os deuses romanos.

Na verdade os deuses romanos foram os deuses gregos renomeados ou repaginados. Na cultura romana, muitos dos deuses gregos foram adotados e suas histórias e atributos foram em grande parte incorporados na mitologia romana. Por exemplo, o deus grego Zeus era conhecido como Júpiter em Roma, a deusa grega Afrodite era conhecida como Vênus, e o deus grego Ares era conhecido como Marte.

Panteão na Piazza della Rotonda

Você ja ouviu falar no termo “aperitivo italiano”?
É o happy hour, sagrado para os italianos. E aqui no bairro de Pigneto não é diferente e tudo entra em promoção. Aliás, o espírito do bairro é leve e descontraído, para todos os gostos.

Aperitivo italiano: todos bebendo e prestigiando a luz do sol no fim do dia

O aperitivo italiano é um costume social, geralmente realizado no final da tarde, como uma forma de relaxar antes do jantar. O Aperol Spritz é uma das bebidas mais populares, feita com Aperol, prosecco e água com gás, seguida do Negroni e do Bellini.
Hoje eu vi lugares especializados de Sprtiz, e você não tem ideia das combinações como Campari e Limoncello no lugar do Aperol. Os petiscos oferecidos no aperitivo variam, mas geralmente incluem uma seleção de queijos, embutidos, azeitonas, pães, grissini e bruschettas, feitas com pão crocante coberto com tomate, manjericão e azeite de oliva. É comum encontrar buffets de aperitivos nos bares, onde as pessoas podem se servir à vontade por um preço fixo.

Para o nosso “aperitivo italiano” resolvemos conhecer um bar de vinhos naturais, o SO2. O bairro de Pigneto é bem servido de naturebas onde encontramos pelo menos quatro lugares deliciosos para degustarmos os vinhos que são orgânicos, sem sulfito, feitos com uvas e métodos ancestrais. Os nossos preferidos são os vinhos naturais laranjas, uma espécie de vinho branco com alma tinta, cuja casca da uva branca fica em contato com o mosto durante o processo de vinificação.

O bar SO2 de vinhos naturais

Voltamos na sequência para eu preparar o jantar e o menu foi spaguetti alla carbonara. Mas isso é história para o próximo capítulo. Amanhã eu te conto mais sobre essa receita, aliás eu vou te ensinar passo a passo por aqui. Temos um encontro marcado, certo?

O primeiro carbonara da viagem