Chef Renato Caleffi

View Original

Me apaixonei pelo doce Ekmek Kataifi.

Ekmek kataifi do vilarejo de Pirgos na Ilha de Tinos

Ekmek kataifi é uma deliciosa sobremesa grega que combina o sabor doce do ekmek (um tipo de pão doce) com a textura única do kataifi (fios finos de massa filo). A sobremesa é geralmente preparada em camadas e tem um sabor doce e refrescante. Vamos entender primeiramente o que é o doce ekmek e o kataifi?

O Kataifi é uma sobremesa tradicional da culinária grega e do Oriente Médio. Consiste em fios finos de massa de macarrão, parecida com cabelo de anjo. Os fios são regados com manteiga clarificada e assados até ficarem crocantes e dourados. Após assar, o Kataifi é embebido em xarope doce, geralmente feito de açúcar, água e limão. A textura é crocante por fora e macia por dentro, criando uma experiência única.

O ekmek é uma popular sobremesa turca, também conhecida como "Ekmek kadayıfı" ou "pão turco doce". Consiste em camadas de pão doce umedecido com leite e xarope de açúcar. Cada camada é intercalada com uma deliciosa mistura de nozes, como pistache ou amêndoas. Após a montagem, a sobremesa é assada até dourar e, em seguida, regada com mais xarope doce.

Depois de decifrar o que significa o ekmek e o kataifi, agora vamos voltar ao nosso doce Ekmek kataifi.

A base do Ekmek kataifi é feita com fatias de ekmek, que são embebidas em um xarope doce de açúcar, água e suco de limão. Em seguida, uma camada generosa de kataifi é colocada sobre o ekmek embebido em xarope.

Para adicionar mais sabor e textura ao ekmek e ao kataifi, é adicionado uma camada de creme de baunilha e espalhada sobre o kataifi e depois chantilly.

O creme de baunilha é feito com leite, açúcar, amido de milho e ovos, cozido até engrossar e adquirir uma consistência suave.

O doce fica na geladeira e é sevido geladinho com lâminas de amêndoas ou pistache picado por cima.

Ekmek kataifi de Naxos no vilarejo de Kaloxylos