Chef Renato Caleffi

View Original

O lado colossal de Roma.

O da de hoje foi no centro histórico de Roma com paisagens de cartões postais e iguarias gastronômicas e típicas da estação.

Começamos pelo bairro de Trastevere. Trastevere é um destino popular para os moradores locais e turistas, com uma variedade de restaurantes, bares, lojas de artesanato e mercados de rua. O bairro é boêmio e divertido, sobretudo para comer, beber e ouvir boa música.

E foi por lá que eu pude matar a saudade de comer um queijo surreal de bom, que eu considero uma joia gastronômica. Ele é feito de leite sardo (da Sardenha) com tartufo nero (trufas negras). A fatia razoavelmente média custou quase 14 euros, o que não é barato, mas vale cada centavo de euro. Ele é levemente salgado e gorduroso, com um perfume intenso de trufas, que derrete na boca.

Eu levei essa fatia para comer nas escadarias do chafariz da praça de Santa Maria in Trastevere acompanhado de um refrescante Aperol Spritz.

A Piazza de Santa Maria in Trastevere é uma das praças mais antigas e pitorescas de Roma, localizada no bairro de Trastevere, na margem esquerda do rio Tibre. A praça é conhecida por sua bela igreja de Santa Maria in Trastevere, que é uma das mais antigas de Roma, datada do século III. É um local popular para turistas e moradores, com muitos restaurantes, bares e lojas nas proximidades. A praça é animada à noite, com artistas de rua e músicos tocando ao vivo. Um lugar encantador para se sentar e relaxar, admirando a arquitetura antiga e observando as pessoas que passam.

Em seguida fomos almoçar e escolhi 3 iguarias da estação:

  • Cicoria ripassata que é chicória refogada;

  • Carciofo alla romana, que é alcachofra grelhada ao alho e óleo, e

  • Prosciutto e melone, a combinação da doçura do melão laranja com presunto cru.

Outra iguaria típica italiana que provamos hoje foi o suppli, um tipo de bolinho ou croquete frito, apreciado tanto pelos moradores locais quanto pelos turistas, sendo um símbolo da culinária de rua romana. O nome "suppli" deriva do termo francês "surprise" (surpresa), fazendo referência à surpresa de queijo derretido no interior. Ele é popular em pizzarias e trattorias em Roma, sendo muitas vezes servido como antepasto ou petisco. O suppli é feito com uma massa de risoto temperada, normalmente de arroz arbório, que é cozido com caldo de carne, cebola, vinho branco e queijo parmesão. Após o risoto ser preparado, adiciona-se pedaços de queijo mozzarella no centro, formando uma surpresa de queijo derretido quando frito. A massa é então moldada em formato de bolinhos, empanada em farinha de rosca e frita até ficar dourada e crocante por fora. Ele é muito parecido com o arancini siciliano, mas o suppli tem um formato diferente, muito parecido com nosso croquete brasileiro.