O centro histórico de Roma.
A combinação perfeita para uma viagem é a dose certa entre viver como um local mas também como turista, e quando eu digo isso, é estar preparado para as filas e disputas para uma bela foto. Os locais turísticos também são mais caros. Onde estou hospedado um Spritz custa em média 6 euros, já no centro histórico você chega a pagar de 9 a 12 euros.
A nossa estratégia é passar alguns instantes nesses lugares e voltar para o nosso bairro local, Pigneto, a tempo de fazer a hora do aperitivo.
Mas não deixe de carregar junto sua garrafinha de água para você aproveitar as fontes potáveis e gratuitas. A água é fresca e o momento também pode ser muito divertido.
As Escadarias Espanholas (Scalinata di Trinità dei Monti, em italiano) são um famoso ponto turístico em Roma, localizada na Piazza di Spagna. Ela é um arquitetura barroca, com 135 degraus construídod no século XVIII. Elas recebem o nome de "espanholas" devido à proximidade da Embaixada da Espanha. No centro das escadarias, há a Fonte da Barcaccia.
A fonte da Barcaccia é linda e também muito disputada pelos turistas. Ela é uma arquitetura barroca do século XVII em forma de barco.
A Rua das Quatro Fontes (Via delle Quattro Fontane, em italiano) é outro passeio lindíssimo mas que pode ser passado desapercebido. O monumento fica numa rua histórica localizada no centro de Roma e possui quatro fontes, uma em cada esquina que são representadas pelos quatro rios principais da época de Roma Antiga: Nilo, Ganges, Danúbio e Rio da Prata. A rua é marcada pela transição entre a Roma antiga e a Roma renascentista, apresentando uma mistura única de estilos arquitetônicos, aliás o bairro é lindíssimo e cercado por palácios que atestam a riqueza e o prestígio da nobreza romana ao longo dos séculos.
O Museu Nacional Romano é um complexo de museus localizado em Roma. Considerado um dos mais importantes museus arqueológicos do mundo, ele oferece uma visão da história e cultura romana. Ele abriga uma grande coleção de arte e artefatos romanos, incluindo esculturas, pinturas e objetos do cotidiano. A entrada custa 9 euros e está coladinha da estação central Termini.
A Piazza Navona é outro belo lugar turístico, é onde fica sediada a Embaixada do Brasil, uma praça com dois chafarizes e rodeada de bares e restaurantes.
Para terminar o passeio eu provei as famosas castanhas portuguesas asssadas de rua. Muito comum na Europa, sobretudo no outono e inverno. Ela vem quentinha, macia por dentro e crocante por fora. o sabor é levemente adocicada, me lembra muito os pinhões brasileiros. A porção menor custou 5 euros, e você faz seu passeio comendo essa iguaria deliciosa.