Comidas gregas.
A comida grega pra mim tem um sabor único, ela é simples, porém fresca e deliciosa, com sabor do terroir local, que é a soma do solo e todas as suas condições geográficas e climáticas.
E que você pode encontrar por aqui? Hoje eu vou destacar alguns dos sabores sabores autênticos e curiosidades gastronômicas.
As balas de goma típicas gregas são conhecidas como "loukoumi" e são feitas de forma semelhante a outras balas de goma. Os ingredientes básicos são açúcar, água e gelatina, que são combinados em uma panela grande, em seguida são adicionados os aromas e sabores como essência de mastic, rosas, limão ou pistache e revestidas com uma fina camada de açúcar de confeiteiro para evitar que grudem.
O sabor mais interessante dessas balas, mas também em licores, é o mastic. O "mastic" grego, também conhecido como "masticha" ou "mastika", é uma resina obtida da árvore Pistacia lentiscus, encontrada principalmente na ilha grega de Chios.
A salada grega é composta de tomates, pimentão verde e amarelo, cebola roxa, pepinos, azeitonas, queijo feta, alcaparras e oregano, além de azeite. Todos os vegetais são frescos e crus e se combinam perfeitamente.
O vinho por aqui é abundante, gostoso e barato, e o vinho que mais me agrada é o retsina. Que envolve uma técnica ancestral de fabricação. O vinho Retsina grego é um vinho branco característico da Grécia, conhecido pelo seu sabor único e aroma de resina. Durante a fermentação, é adicionada a resina de pinho ao mosto. A resina é obtida a partir da árvore de pinheiro, geralmente da espécie Aleppo Pine (Pinus halepensis). O que diferencia do processo tradicional de vinificação é o mosto com a resina deixado em maceração por um período, geralmente de algumas horas a alguns dias, permitindo que os sabores e aromas da resina se infundam no vinho.
A berinjela é um vegetal muito comum por aqui, tanto no tradicional prato moussaka (que deixarei para falar especificamente sobre esse prato em outro dia), como nas saladas de berinjelas, que também podem ser fritas, ou assadas e depois misturadas com alho, cebola, salsa e tomate.
Além da berijela, existe a salada de charutinho de uva recheada com arroz e carne, são dolmades.
Em alguns locais e restaurantes tavernas, as saladas são levadas até a mesa num bandeja de madeira bem grande, bem sortidas. Outras saladas comuns são as saladas de polvo, peixe mackerel curado, tzatziki, anchova e sardinhas marinadas com temperos e vinagre.
O polvo grelhado chega com seus tentáculos inteiros ou muitas vezes já cortados regados com azeite; as lulas empanadas são macias e frescas e os mexilhões são tenros, feitos no vinho branco com cebola, alho e limão siciliano.
Os restaurantes próximos aos mercados costumam ser divertidos, com comida mais fresca ainda e ótimos preços.
Alguns estabelecimentos colocam música ao vivo ao som do bouzouki, um instrumento musical grego de cordas com um som único, e geralmente ele é acompanhado de uma letra divertida ou melancólica.