A culinária mediterrânea e seus poderes.

Hoje separei uma galeria de iguarias da culinária mediterrânea para você.

Podemos destacar vários ingredientes da culinária mediterrânea e até combinações que são autênticas iguarias típicas.

E é claro, variam de acordo com as estações. Estou destacando as comuns na época de sol e calor.

É comum o pepino, o limão, as cerejas, ameixas, pêssegos e figos.

Os pimentões, as ervas como o orégano, o azeite e o tomate, além da berinjela, ruibarbo, cebola e o alho.

E não podemos esquecer as categorias das sementes, dos grãos, cereais e leguminosas.

Existe um ingrediente que eu adoro e acho mais do que perfeito: a lentilha. Você costumar usar lentilha nas suas receitas?

A lentilha é considerada um grão e uma leguminosa, pertencente à família das Fabaceae, é cultivada principalmente no mediterrâneo. As lentilhas têm sido consumidas como alimento há milhares de anos, sobretudo na Itália, Espanha, Grécia e Turquia.

A lentilha desempenha um papel importante na culinária mediterrânea, oferecendo sabor, textura e benefícios nutricionais em uma variedade de pratos deliciosos. Elas são consideradas parte de uma dieta saudável e equilibrada, que pode contribuir para a longevidade e bem-estar geral.

Saiba que ela é super rica em nutrientes como proteínas, fibras, ferro, folato, potássio e vitaminas do complexo B.

A lentilha é uma leguminosa rica em proteína, perfeita para dietas veganas, vegetariana. Ela ajuda na digestão pois possui bastante fibras, promovendo uma melhor saúde intestinal.

Também é indicada para dietas de emagrecimento pois gera saciedade, e controla o açúcar no sangue. Devido ao seu baixo índice glicêmico, a lentilha ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, prevenindo picos de glicose e auxiliando no controle da diabetes.

Ela também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, ajudando a fortalecer as defesas do organismo contra infecções e doenças.

É rica em antioxidantes e ácido fólico, o que contribui para a saúde do coração, prevenindo doenças cardiovasculares. O potássio encontrado na lentilha auxilia na regulação da pressão arterial, ajudando a controlar os níveis de pressão e prevenindo doenças relacionadas.

Por fim, podemos destacar a sua versatilidade na culinária: saladas, patês, sopas, hambúrgueres e agora, no molho bolonhesa. Veja só vídeo abaixo…

Anterior
Anterior

Acrópoles de Atenas: o Partenon.

Próximo
Próximo

Panelle de grão de bico: uma iguaria italiana.