Panermos: o Paraíso de Naxos.

A Praia de Panermos é uma das belas praias localizadas na ilha grega de Naxos. Com suas águas cristalinas e paisagens deslumbrantes, ela atrai visitantes de todo o mundo.

A praia é conhecida por sua beleza natural intocada. Possui uma extensa faixa de areia dourada e água azul-turquesa deslumbrante. A água é calma e cristalina, e possui palmeiras frondosas e lindas.

Para chegar até lá você precisa pegar uma estrada em direção à Moutsouna, um vilarejo de pescadores. A estrada é uma beleza à parte, um tanto quanto sinuosa mas com uma paisagem do mar e das montanhas, de tirar o fôlego.

Em Panermos você tem o restaurante Mitatos, na verdade, uma taverna grega com comida caseira e local.

Fomos duas vezes e provamos o calamari frito, levemente empanado na farinha de trigo.

Na sequência, o famoso moussaká, um prato grego clássico em camadas, feito com batatas, berinjela, carne moída, molho de tomate e molho bechamel. É montado em camadas, com fatias de batata fritas ou assadas no fundo, seguido por uma camada de berinjela, carne moída temperada com molho de tomate. Por cima, é adicionada uma camada de molho bechamel. Em seguida, é assado no forno até dourar e servido quente.

Provamos uma versão do vinho retsina frizante, delicioso e refrescante. Retsina é um vinho grego tradicionalmente produzido com adição de resina de pinheiro. A resina dá um sabor distintivo e um aroma característico ao vinho. É um vinho branco ou rosé, refrescante e levemente aromático. A retsina é apreciada pelos gregos há séculos e é frequentemente servida com pratos típicos da culinária grega.

Também provamos o autêntico gemista, que são tomates e pimentões recheado com arroz. Gemista é um prato típico grego que consiste em vegetais recheados com uma mistura saborosa de arroz, ervas e especiarias. A palavra "gemista" em grego significa "recheado". É uma receita popular, especialmente durante os meses de verão, quando os ingredientes frescos estão em abundância.

A cozinheira e proprietária Maria me ensinou como ela faz. Primeiro refoga no azeite, cebola, alho, abobrinha e berinjela ralados e bem picadinhos, menta, salsinha, sal, pimenta moída e tomate. Depois ela mistura 3 tipos de arrozes e leva para assar com um pouquinho de vinho branco. E ela me garantiu, não pode ter medo de usar bastante azeite! O sabor é tenro, delicado e muito saboroso, eu diria, com sabor de mãe grega.

O Mitatos é coladinho da praia, aliás junto com o estacionamento e criação de cabras. E eu vou confessar, sou apaixonado por cabras, ovelhas e bodes. Eu acho eles fofos demais! Entre a taverna e a praia, eu não pude deixar de admirar um pé frondoso de figo, que são comuns por aqui. Geleias e figos secos no sol, são tão deliciosos, que merecem um capitulo à parte, você não acha?

Anterior
Anterior

Apollonas: um sonho de vilarejo de pescadores.

Próximo
Próximo

Receitas com as ameixas do nosso quintal grego.