A pizza da Julia Roberts.
Um dos poucos lugares onde eu abro mão do glúten e sou feliz é na Pizzaria Da Michele em Nápoles. Há quem diga que nem seja a melhor pizza, mas gosto não se discute, sobretudo, lembrando que existem diferentes tipos de pizzas na Itália. A pizza de Roma é mais crocante e a napoletana mais elástica. E na pizzaria Da Michele me agrada a elasticidade da massa, além da espessura (excepcionalmente fina), abundância do molho de tomate e simplicidade dos sabores.
A Pizzaria da Michele em Nápoles é uma das pizzarias mais famosas e tradicionais da cidade, fundada em 1870. É detentora do Prêmio Michelin de 2023 e está em primeiro lugar no ranking dos 50 melhores lugares de pizzas artesanais de 2022. A especialidade da casa é a famosa pizza Margherita, feita com massa fina, molho de tomate, fior de latte e manjericão fresco.
O que você precisa saber antes de chegar na pizzaria da Michele
A pizza é barata, custa 5,5 euros. Ela parece grande mas como é fina e leve, é perfeita para uma só pessoa.
A pizzaria Da Michele estará sempre lotada com uma pequena multidão do lado de fora aguardando sua senha para entrar. Primeiramente você deve pegar uma senha, e no lado de fora, você acompanha o número. Costuma demorar cerca de 40 minutos.
Se você estiver com muita fome, pode comprar pizza para levar. Basta pegar um outra fila, que é bem mais rápida, e neste caso você pode sentar na calçada para comer (eu fiz isso na primeira vez).
Tem um bar na frente, onde você pode sentar e pedir uma bebida, beber por lá mesmo ou também pedir bebida pra levar. Como é na frente, você consegue controlar sua senha. E se você quiser pode levar sua pizza para esse bar, sentar e consumir a bebida apenas. Aliás, não é vendido bebida alcoólica na Da Michele.
Diferença da pizza napoletana e romana
A massa da pizza napoletana é mais macia, elástica e mais grossa no centro, com bordas mais altas e crocantes. Já a pizza romana tem uma massa mais fina e crocante em toda a extensão. A massa da pizza napoletana passa por um longo processo de fermentação, geralmente por pelo menos 24 horas, o que contribui para seu sabor e textura únicos. A pizza romana pode ter uma fermentação mais curta. A pizza napoletana geralmente tem cobertura simples, como molho de tomate, queijo mozzarella de búfala e manjericão fresco. A pizza romana permite uma variedade maior de coberturas. A pizza napoletana é assada em um forno à lenha extremamente quente em um curto período de tempo, resultando em uma pizza com bordas ligeiramente queimadas e sabor defumado. A pizza romana é cozida em um forno mais moderado e por um tempo mais longo. A pizza napoletana é geralmente menor, com cerca de 30cm de diâmetro, enquanto a pizza romana pode ser maior, muitas vezes servida em cortes retangulares. A pizza napoletana é certificada pela Associação Verace Pizza Napoletana (AVPN), que estabelece padrões específicos para sua preparação. A pizza romana não tem uma certificação oficial. A pizza napoletana é geralmente consumida dobrada ao meio, sendo facilmente transportada nas mãos. A pizza romana é servida em fatias individuais e geralmente é consumida com talheres e pratos.